Quais são os tipos de gasolina?
14/11
Ituran Brasil

Dentro da mente de quem tem carro há uma infinidade de dúvidas a respeito de qual é o tipo ideal de gasolina para abastecer seu veículo. Para que essa decisão seja tomada da maneira correta, é necessário que você tenha em mente quais são as principais diferenças e como funcionam os três tipos de gasolina comercializadas em postos no Brasil. Pensando em te ajudar a entender o suficiente para fazer a melhor escolha para o seu carro, nós do Blog da Ituran preparamos um material explicativo sobre as diferentes modalidades desse combustível. Confira quais são os tipos de gasolina e suas principais características:

tipos-de-gasolina

Gasolina comum: De cor amarelada, é a principal modalidade de combustível para veículos de passeio no Brasil. É obrigatório por lei que ela seja composta em 27% de etanol anidro e que tenha índice mínimo de octanagem de 87 IAD. Desde do dia 1° de julho de 2017, conforme disposto no artigo 14 da Resolução ANP nº 40/2013, a gasolina comum agora conta com detergentes dispersantes que ajudam a dissipar os resíduos que podem comprometer o bom funcionamento do veículo.

Gasolina aditivada: De coloração azul na maioria das vezes, a gasolina aditivada conta com detergentes dispersantes em sua composição. O que auxilia na lubrificação dos componentes do motor, aumentando a sua vida útil. Segundo especialistas, é indicado o uso periódico da gasolina aditivada a cada quatro ou três tanques para garantir maior economia de combustível e diminuir os níveis de emissão de poluentes.

É importante ressaltar que tem muita propaganda espalhada por aí afirmando que a gasolina aditivada melhora o desempenho do seu automóvel, mas isso não condiz com a realidade. Ela tem a capacidade de evitar que o motor perca desempenho, mas não o aumento, já que o que garante maior desempenho é o maior número de octanagem que você só encontra nas gasolinas do tipo “especial”.

Gasolina especial: Além de contar com os mesmos detergentes dispersantes da sua versão aditivada, a gasolina especial se diferencia em relação à octanagem, medida de resistência da gasolina perante à queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão. Isso significa que, quanto maior for a octanagem, maiores as taxas de compressão no motor, o que garante mais eficiência. Existem dois tipos de gasolina especial que você pode encontrar aqui no Brasil: a gasolina premium e a gasolina podium. Ambas proporcionam maior nível de pureza e octanagem e são indicadas para automóveis esportivos e de luxo.

Tem mais alguma dúvida sobre os tipos de gasolina e suas características? Deixe seu questionamento nos comentários que responderemos com o maior prazer.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>