Possível proibição do estepe temporário
03/08
Ituran Brasil

Embora seja utilizado por montadoras em todo o resto do mundo, o estepe temporário está prestes a ser proibido aqui no Brasil. De acordo com um projeto de lei assinado pelo deputado Pompeu de Mattos, do PDT-RS, será obrigatório que todos os carros comercializados no Brasil – até mesmo os de fabricação internacional – contem com um estepe do mesmo tamanho e formato que os outros pneus.

Esse projeto de lei já passou pela primeira comissão na Câmara dos Deputados e, caso seja aprovado e vire lei, a montadora que não cumprir terá de pagar uma indenização ao proprietário de 10% do valor total do veículo num período de trinta dias.

rodizio-de-pneus

Andando contra o que acontece no mundo: É tendência mundial que o estepe temporário seja mais fino do que os outros. Isso garante mais espaço no porta-malas e deixa o veículo mais leve. Em contrapartida, seu uso é restrito em situações de emergência e a velocidade é limitada até os 80 km/h. Como o próprio nome diz, o estepe temporário não é para ser utilizado no dia a dia, ele serve apenas para fazer com que o veículo consiga se locomover até um lugar adequado para que o reparo seja feito.

No texto do deputado Fábio Mitidieri, que tramitará em anexo ao projeto de lei, consta que “O uso do estepe temporário pode trazer riscos elevados para os condutores e passageiros desses veículos”, segundo palavras do próprio autor.

Os próximos passos: Depois da comissão de Defesas do Consumidor da Câmara dos Deputados, falta a análise de três outras comissões: a de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após todas essas fases, é a vez do Senado, e depois a Presidência da República.

Acompanhe o Blog da Ituran e fique por dentro das principais notícias sobre automóveis e garanta muito mais segurança para você.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>