Airbags: Existe prazo de validade?
28/07
Ituran Brasil

Uma coisa é certa quanto aos airbags: não existe um consenso entre fabricantes e montadoras para definir o prazo de validade desse item tão importante para a segurança dos usuários de um veículo. Para te ajudar a entender melhor essa questão, nós do Blog da Ituran elaboramos um panorama sobre o tema. Confira e tire suas dúvidas:

validade-airbag

Antigamente, as montadoras americanas chegaram a determinar um tempo de 15 anos, enquanto as europeias indicavam um período de 11, mas nada disso condiz com o que temos atualmente. No passado, afirmavam que o desgaste do airbag poderia estar associado à reação do combustível sólido que, para detonar, é necessário reagir com uma força elétrica. No entanto, em testes feitos nos Estados Unidos com veículos com mais de 20 anos de rodagem, foi revelado que os dispositivos funcionaram como se fossem novos.

O que as marcas dizem: quando questionadas, Toyota e Chevrolet disseram que não existe prazo de validade para seus dispositivos de airbag. Além disso, também aconselham que, embora não haja a necessidade de inspeção, em específico nos veículos da Chevrolet, leve o veículo para verificação caso a luz espia que representa o dispositivo no painel fique acesa. Lembrando que, por mais que isso possa ser causado por um mal contato, sua segurança nunca pode estar em risco.

Diferente das marcas que foram citadas anteriormente, a Peugeot afirma que seus airbags têm vida útil de dez anos e que, após esse período, o dispositivo deverá ser substituído.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>