Acelerador eletrônico: saiba mais
07/11
Ituran Brasil

Uma das principais tendências do mundo automotivo é a substituição de peças mecânicas por peças eletrônicas. Tanto que um dos assuntos mais comentados da atualidade é justamente o acelerador eletrônico, também conhecido como “drive by wire”. O sistema surgiu nos carros de Fórmula 1 da equipe McLaren e, há pouco tempo, tem sido utilizado em diversos modelos comercializados e produzidos em grande escala. Com intuito informativo, nós do Blog da Ituran preparamos um material com as vantagens e desvantagens do acelerador eletrônico. Confira:

acelerador-eletronico

Acelerador eletrônico e acelerador mecânico: qual a diferença? Antes de entender o que é um acelerador eletrônico, é necessário ter em mente como é o funcionamento de um acelerador mecânico. Pois bem, ao pisar no acelerador dos modelos mais antigos, acionava-se um cabeamento ligado diretamente na borboleta, cuja função é a entrada de ar no motor. A aceleração se dá justamente com o aumento do fluxo de ar, pois aumenta-se a injeção de combustível e essa mistura faz o motor produzir mais movimentos, provocando mais explosões num menos espaço de tempo. No sistema drive by wire, o cabeamento que faz a ligação do pedal à borboleta foi substituído por um potenciômetro, peça que, de acordo com o movimento do seu eixo, emite pulsos elétricos variáveis. Nesse caso, o potenciômetro envia a informação da intensidade sobre o pedal para a central eletrônica do carro e, assim, aciona a borboleta.

Principais vantagens do acelerador eletrônico: Em comparação com o acelerador mecânico, o modelo eletrônico apresenta inúmeras vantagens. Ele consegue corrigir as imperfeições do acionamento rústico promovendo mais suavidade na aplicação e no controle da potência ao motor, evitando variação de rotações e trepidações. Além disso, podemos destacar também que, em situações em que há a necessidade de retirar o pé do acelerador, o drive by wire evita o desconforto de uma redução brusca de velocidade, desacelerando em um processo bem mais suave.

Principais desvantagens: O acelerador eletrônico tem a necessidade de ser revisado e limpo periodicamente, já que o acúmulo de sujeira pode desencadear alguns problemas, principalmente na marcha lenta. Além disso, para a manutenção do drive by wire é necessária mão obra especializada e acesso a peças de valores bem altos, o que significa um gasto maior com manutenção.

Acompanhe o Blog da Ituran e fique por dentro das principais informações sobre o mundo automotivo.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>